Zoonoses, as doenças transmitidas por animais de estimação

Publicado por Redação0

Zoonoses

Zoonoses

Você já ouviu falar sobre zoonoses? Para aqueles que ainda não conhecem este termo que vem do grego (zoon de animal e nósos de doença), é a hora ideal para atualizar seus conhecimentos sobre os nossos amigos pets, principalmente se você também possui um animal doméstico em casa. As zoonoses são doenças que podem ser transmitidas do animal doméstico para o ser humano. As mais comuns são: leishmaniose, hantavirus, toxoplasmose, esquistossomose, tuberculose, raiva, sarna, peste bubônica, leptospirose e febre amarela silvestre.

Grande parte dessas doenças são provocadas por determinados parasitas que se alojam no animal, além de poderem também serem causadas por microorganismos e vírus, tais como fungos e bactérias diversas. Alguns da lista dos principais transmissores são os animais mais domesticados, como os cães e gatos, além das aves, insetos, ratos e morcegos. Portanto, se você tem um pet em casa, fique atento e monitore sempre o seu bichano, levando-o ao veterinário com freqüência para tomar as vacinas necessárias para a proteção da saúde do animal. Afinal de contas, eles também precisam de um check-up regular para detectar vulnerabilidade e infecções.

É preciso tomar bastante cuidado, pois as zoonoses não ocorrem apenas nos animais de estimação. Quando você, por exemplo, dirigir-se a matas e florestas que tenham a presença de um número elevado de animais silvestres, certifique-se de tomar as vacinas necessárias para visitar o local e evite ter contato muito íntimo com os animais dos quais você não tem conhecimento, pois nesses casos a transmissão das zoonoses podem ter um impacto ainda maior e mais perigoso.

Junte-se a nós! Deixe seu email e receba novidades animais!
Placeholder Placeholder

Tags , , , ,

Comente |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(required)
(required)

A- A A+

Options

Layout type:

liquidfixed

Layout color: