Saiba porque seu cachorro tem compulsão por coçar

Publicado por Redação0

Nós costumamos justificar o jeito que somos dizendo que as pessoas não são todas iguais – mas a maioria parece esperar que os cachorros sejam. Muita gente esquece que apesar de quatro cachorros serem da mesma raça, por exemplo, muito dificilmente eles terão temperamentos iguais, mesmo que sejam da mesma ninhada. Da mesma forma alguns cachorros têm mais propensão do que outros a ficarem estressados e/ou terem comportamento compulsivo.

Se nos humanos a compulsão assume formas até que bem conhecidas – fumar, jogar, comprar, beber – nos cães elas ainda estão aprendendo a ser identificadas. Por conta das próprias limitações caninas, elas podem assumir formas esquisitas e até assustadoras para alguns tutores, como quando envolvem a automutilação, por exemplo. Há cães que de tanto se coçar ou lamber acabam com determinadas partes do corpo. Outros são capazes de mastigar alguns pedaços, como o rabo ou extremidades das patas, e muitas vezes precisam ser operados. É o equivalente ao transtorno obsessivo compulsivo humano.

Primeiro é preciso identificar a causa da compulsão

Lambidas, coceiras e mastigações em excesso podem acontecer por diversos motivos: do estresse a causas psiquiátricas e sequelas de algumas doenças que atingem o sistema nervoso central, como a cinomose.

Existe também a dermatite por lambedura, que funciona como um círculo vicioso: a alergia aparece, o cachorro lambe, quanto mais lambe mais ela cresce e se espalha. São umas manchas vermelhas e úmidas que podem ser provocadas por alergias, pele muito seca ou desequilíbrios hormonais. Ele também pode estar com dor ou com parasitas.

O tratamento vai depender da causa, e sempre deverá ser apontado por um veterinário. Ele é a pessoa mais indicada para analisar o porquê da compulsão e passar a medicação indicada, que pode incluir de remédios a exercícios físicos ou mudança na alimentação.

Junte-se a nós! Deixe seu email e receba novidades animais!
Placeholder Placeholder

Tags , , , ,

Comente |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(required)
(required)

A- A A+

Options

Layout type:

liquidfixed

Layout color: