As principais doenças em cachorros

Publicado por Redação0

Como qualquer animal, os cachorros estão expostos a uma série de doenças, que podem prejudicar sua saúde. Para podermos identificar algum problema em cães, temos que conhecer um pouco de cada uma das doenças. Dessa forma conseguiremos saber quando o animal está precisando de cuidados e tratamento adequado. Faremos um breve relato sobre as principais doenças de cachorro e seus sintomas, para tentar esclarecer algumas dúvidas inicias que podem afetar o seu amigo de quatro patas. Falaremos sobre cinomose em cães, parvovirose, hepatite infecciosa, leptospirose e raiva canina.

 

principais-doençasCinomose em caninos

É uma doença muito séria e pode levar à morte. Causada pelo vírus da cinomose canina (VCC), tem um alto contágio, pode ser transmitida de forma direta através de contato com secreções da boca e do nariz, ou de forma indireta através do ar.

Os primeiros sintomas são: febre alta, indisposição, perda do apetite, aumento de secreção nasal e ocular, dificuldade respiratória, espirros, diarréia e vômitos.

Em um quadro mais grave também podem surgir sintomas neurológicos, como tremores e falta de coordenação motora. Por ser uma doença muito grave e contagiosa, o seu tratamento é de extrema dificuldade por isso a vacinação é muito importante.

 

Parvovirose

É uma das doenças bem conhecida, a parvovirose é causada pelo parvovírus e atinge principalmente filhotes, é bastante grave e sua taxa de mortalidade é alta. Pode ser transmitida através do contato com a urina/ fezes de animais contaminados. Os principais sintomas são: apatia, diarréia, desidratadão e perda do apetite. Para evitar essa doença em seu cachorro é não sair com seu animal antes que ele esteja com todas as vacinas em dia.

 

Hepatite infecciosa do cão

Essa doença ocorre principalmente em filhotes de 4 a 10 semanas de vida. Seus sintomas iniciais são febre leve, podendo ficar até 4 dias com a temperatura elevada. Mas em casos mais graves a hepatite pode causar morte do filhotinho. Por isso dê atenção a hepatite canina. Os sintomas são comuns e o animal pode apresentar: aumento dos linfonodos, sangramento da boca, fezes e urina com sangue.

É uma doença muito agressiva, pode causar óbito de um dia para o outro, após o aparecimento dos sintomas. Por isso é importante levar o animal ao veterinário logo no início dos sintomas.

 

Leptospirose

É uma doença muito comum no Brasil, é transmitida através do contato com a urina de ratos. Os principais sintomas são: perda de apetite, urina com sangue, aparecimento de lesões na boca do animal, vômitos e diarréia.É importante prestar atenção aos sintomas e realizar o diagnóstico desta doença o quanto antes, pois existe o risco de contágio inclusive para o dono do animal.A melhor forma de prevenir é através de vacinas para leptospirose canina, por isso é muito importante vacinar o animal uma vez por ano, já que leptospirose pode causar morte do cachorro e de seu dono, caso seja infectado.

 

Raiva canina

É causada por um vírus (rabies vírus), entre os principais sintomas está a agressividade, causa também uma rigidez muscular impossibilitando a deglutição; sialorréia (aumento da produção de saliva), paralisia e mudanças no comportamento. Atinge o sistema nervoso e se manifesta de três maneiras: raiva furiosa, muda e intestinal.

É considerável incurável, a vacinação é a única forma de prevenir a doença com eficiência, é obrigatória em todos os mamíferos domésticos, já que em quase 100% dos casos, é fatal.

 

Junte-se a nós! Deixe seu email e receba novidades animais!
Placeholder Placeholder

Tags , , , , , , , ,

Comente |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(required)
(required)

A- A A+

Options

Layout type:

liquidfixed

Layout color: