Estabelecendo liderança
Quer ter uma relação mais equilibrada com seu cão? Siga estes pontos e estabeleça a liderança sobre seu cãozinho! Vamos lá!
A – Não deixar brinquedos nem petiscos e alimento à disposição.
A1)não deixando brinquedos a disposição, você torna mais valioso o brinquedo e a hora de brincar e obtém mais atenção do cão.
A2) Determine horários rigorosos para alimentação do cão. Siga a seguinte regra: “primeiro os humanos”. Não dê nada ao cão enquanto você come. Isto o deixará ansioso pela sua própria comida e ele o respeitará por ser você a fonte de alimentos.
B – Crie uma rotina rigorosa de passeios.
B1) passeios ajudam a extravasar a energia acumulada do cão, que geralmente é desperdiçada na forma de maus comportamentos como latir, destruir coisas e até auto-mutilação e agressividade.
B2) domine os passeios. Você determina a direção, o ritmo e as pausas. Incluindo onde ele vai e onde não vai fazer suas necessidades. Se possível, exija ações de obediência ao cão, como parar e fazê-lo esperar sentado até que você decida continuar.
C – Dê carinho e atenção de forma equilibrada
C1) Estabelecendo horários para dar atenção ao seu cão, você torna o momento mais valioso e o ensina que aquele é o horário adequado para ele se aproximar de você. Ele não vai te importunar nos momentos que você precisa estar concentrado.
D – Seja interessante e estimule seu cão a te seguir
D1) Para tornar-se interessante para seu cão, você precisa seguir os passos já citados e além disso, estimulá-lo a te seguir, sendo dinâmico e divertido. Por exemplo, ao invés de jogar a bolinha esperando que ele pegue, brinque você mesmo de jogar a bolinha na parede sem dar atenção ao cão. Seja expansivo nessa brincadeira, fazendo bastante algazarra. Percebendo que ele esta totalmente entretido com a sua brincadeira, permita que ele se junte à você. Passe a jogar a bolinha algumas vezes na parede e poucas vezes para ele buscar.
D2) Mude bruscamente de direção quando você estiver andando pela casa. Se você se dirigir para um cômodo e ele disparar na sua frente, vá para outro lugar, como se o estivesse evitando. Quando ele começar a te seguir sem te ultrapassar, dê-lhe atenção moderada.
E – Não sirva, seja servido
E1) Antes de dar qualquer coisa ao seu cão, exija dele alguma coisa. Dar a pata, sentar, deitar, buscar algo, etc. Faça-o “fazer por merecer” as coisas.
E2) Não vá até seu cão quando quiser alguma coisa dele. Chame-o para si. Por exemplo, antes de um passeio, não vá até ele para colocar a coleira, chame-o e façacom que suba num banquinho ou cadeira, ou degrau de uma escada para que você coloque a coleira sem esforço. E se ele estiver muito agitado, dificultando colocar a guia, saia de perto por um instante ou leve-o para outro lugar e só coloque a guia quando ele se acalmar o suficiente pra você não precisar segurá-lo.
Com estas dicas simples você pode melhorar a relação com seu cão significativamente! Seja paciente e persistente, a mudança ocorre gradualmente! Pode levar algumas semanas, e dependendo do temperamento do cão, idade, sexo e se ele é ou nao castrado, alguns meses. Mas esteja certo que persistindo, a mudança vai ocorrer.


Comente artigo anterior | próximo artigo