Assim como os humanos, os cachorros também podem sofrer com a obesidade e com as várias doenças que estão relacionadas a ela. A falta de exercícios físicos,o excesso de alimentos e o estresse são apenas algumas das causas para o aumento de peso nos cães.
10 raças de cachorros com maior tendência à obesidade:
Boxer
Beagle
Labrador
Rottweiler
Pug
Pastor Alemão
Golden Retriever
Buldogue Inglês
Dachshund (Teckel)
Terra Nova
A genética dos cães é um dos fatores que estão relacionados à obesidade canina.
Doenças associadas a obesidade:
As doenças associadas a obesidade canina são as mesmas relacionadas à obesidade humana. Assim como nós, os cães também podem sofrer problemas de hipertensão arterial, diabetes tipo 2, colesterol alto, disfunção renal, eczemas e dificuldades respiratórias. Além disso, também podem ter dificuldade para caminhar, dores musculares e osteoartrite.
Como saber se o seu cão está obeso?
A melhor maneira de saber se o seu cão está obeso é observar a forma física dele. A falta de definição da linha da cintura, a dificuldade de visualizar ou de sentir as costelas durante a palpação, e a ausência de gordura ao redor do pescoço são sinais de obesidade canina.
Ajude o seu cão a emagrecer
Para evitar que o seu cão fique obeso o ideal é alimentá-lo com ração na quantidade adequada ao seu tamanho. Existem no mercado diversos tipos de alimentos para cães filhotes, adultos e idosos, incluindo aqueles que são destinados aos animais com necessidades especiais. As rações ricas em fibras e aquelas com baixo teor de gordura são excelentes aliadas para o cachorro que precisa emagrecer.

