O poder de cura do cão

Publicado por Henrique Rodrigues dos Santos0

Os cães, na sua condição pura, enxergam além de defeitos físicos, intelecto, condição social, doença, etc. Por isso são sempre escolhidos para prestar uma importante ajuda: Reabilitar pessoas.

Muitas ONGs fazem uso do cão para auxiliar na recuperação física ou psicológica e até social de pessoas. Estão presentes em asilos, hospitais, abrigos, penitenciárias, etc.

O uso de cães para fins terapêuticos teve início por volta de 1800 na Inglaterra, onde passaram a ser utilizados em sanatórios com bons resultados entre os internos.

paciente-da-enfermaria-pediatrica-recebe

Em 1997, Hannelore Fuchs, médica e psicóloga, montou uma equipe que levava cães e outros animais para auxiliar no tratamento de pacientes com câncer, paralisia cerebral, é outras enfermidades. Alguns dos hospitais a receber estes ilustres voluntários foram a Sta. Casa, Hospital São Paulo e o GRAAC.

Os cães tem o poder de diminuir o mal estar dos pacientes, ajudá-los a se relacionar com outras pessoas, deixam os pacientes mais felizes além de incontáveis outros benefícios.

O instituto Cão Terapeuta, realiza um trabalho muito semelhante, levando cães para ajudar diversas pessoas a enfrentarem a difícil condição de enfermidade.(http://caocidadao.com.br/cao-terapeuta/)

Em New Orleans, nos Estados Unidos existe um abrigo para pitbulls resgatados que serve também para auxiliar presidiários a serem reintegrados à sociedade. Eles cuidam dos animais que buscam um novo lar e este trabalho tem um papel importante na vida destes detentos, que aprendem a dar valor ao trabalho e as relações humanas por observarem e experimentarem na pele o caráter livre de preconceito dos cães. Os animais não levarão em conta o passado e nem os crimes cometidos destes indivíduos, Mas os tratarão como tratariam seus donos verdadeiros.

101127tvh_pitbulls_parolees1

(www.vrcpitbull.net)

Falando sobre os benefícios práticos da terapia com cães, a ciência comprova melhora na pressão arterial, nos batimentos cardíacos, melhoras na capacidade motora, no sistema imunológico, combate a depressão, podendo até possibilitar um uso menor de medicamentos para o tratamento.

Espero poder ajudá-los a ampliar o modo como vêem os cães e os animais no geral, não apenas como animais de estimação, mas reconhecendo todo o potencial destas criaturas maravilhosas que temos  à nossa disposição.

Gênesis 1:28 – Ademais, Deus os abençoou e Deus lhes disse: “Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra, e sujeitai-a, e tende em sujeição os peixes do mar, e as criaturas voadoras dos céus, e toda criatura vivente que se move na terra.”

No último artigo desta série, veremos a versatilidade de nossos amigos caninos, realizando as tarefas para as quais foram originalmente desenvolvidos!

StayTuned!

Junte-se a nós! Deixe seu email e receba novidades animais!
Placeholder Placeholder

Tags , , , ,

Comente |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(required)
(required)

A- A A+

Options

Layout type:

liquidfixed

Layout color: