Melhores raças de cachorros para as diferentes fases da vida

Publicado por Redação0

Entre todos os animais de estimação que existem no mundo, os cães já provaram que merecem o título de “melhor amigo do homem”. Fiéis e companheiros, eles e sempre dispostos a retribuir todo o carinho que recebem, além de ser uma ótima companhia, seja para ficar em casa ou para longos passeios e brincadeiras.

Como as raças de cachorros possuem características de personalidade e comportamento distintas, é essencial que se saiba escolher bem o seu cãozinho, já que ele irá acompanhá-lo por uma boa parte de sua vida. É importante levar em consideração vários fatores, um dos mais importantes é o seu estilo de vida, que deve ser compatível com as características da raça escolhida.

De acordo com cada uma das diferentes fases da vida, confira as melhores raças de cachorros para crianças, adultos e idosos.
 

Cães para crianças

Existem muitas raças de cães que se dão bem com crianças. Entre raças mais indicadas estão o Beagle, o Bulldog Inglês, o Collie, o Labrador Retriever e o Golden Retriever. Todos esses cães são extremamente dóceis quando socializados desde filhotes. Gostam muito de brincadeiras e raramente apresentam comportamento agressivo.
Cães para se ter na fase adulta

Nesta fase de nossas vidas, a escolha da raça de cão ideal dependerá muito do estilo de vida de cada pessoa. Quem tem o costume de ficar fora de casa por muito tempo deve optar por raças que sejam mais independentes como o Lhasa Apso, o Shi Tzu ou o Spitz Alemão (Lulu da Pomerânia). Essas raças, além de serem de pequeno porte, podemviver em apartamentos pequenos sem nenhum tipo de problema. Já quem possui um estilo de vida mais agitado e gosta de fazer caminhadas sempre ao lado de seu cão, o ideal é buscar por uma raça mais resistente e cheia de energia como o Border Collie, mas raças como o Labrador e o Golden Retriever também são ótimos cães esportistas.

amigo cãoCães para se ter na terceira idade

Quando chegamos a terceira idade, muitas vezes não temos mais aquela disposição de sempre, portanto o mais indicado é procurar uma raça de cão que sirva para companhia, mas que não seja muito ativo a ponto de precisar levá-lo para passear com tanta frequência. Nesse caso, raças como o Maltês, o Pug e o Poodle Anão, que são cães muito amáveis e que conseguem adaptar o seu ritmo de acordo com o estilo de vida de seus donos.

Esses são apenas alguns exemplos, mas existem centenas de outras raças de cães no mundo, cada uma com um padrão diferente de comportamento. O ideal é pesquisar bastante sobre a raça escolhida antes de comprar um filhote. Assim, você evita surpresas desagradáveis quando aquela pequena bolinha de pelos crescer!

Leve em consideração a possibilidade de adotar um vira-lata. Esses cães sem raça definida já mostraram ser tão fiéis e companheiros quanto qualquer outra raça admirada pelos criadores e, hoje em dia, milhares deles aguardam por adoção nos canis e ONGs de proteção aos animais. Boa sorte em sua escolha!

Junte-se a nós! Deixe seu email e receba novidades animais!
Placeholder Placeholder

Tags , , , , , , ,

Comente |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(required)
(required)

A- A A+

Options

Layout type:

liquidfixed

Layout color: