Entenda o esporte agility
Nos primórdios das exposições de cães, os organizadores arrumaram uma maneira divertida de entreter a plateia nos intervalos das competições de raças.
Nascia então o que viria a ser o esporte Agility de cães e que hoje em dia se estabelece com o esporte canino mais popular.
Basicamente é uma prova de superação de obstáculos, como acontece no hipismo, a concentração do animal, a habilidade e a velocidade ao transpor obstáculos é o que define o vencedor. O cachorro que “zera” o percurso mais rápido e com menos erros, é o vencedor.
Como é a competição
A habilidade e a agilidade do cão são observadas pelos juízes que avaliam o cão ao transcorrer o percurso de maneira correta, na ordem estabelecida.
Derrubar obstáculos, analogamente ao hipismo, também é passível de penalização.
O dono pode orientar o cão durante o percurso, mas não pode tocá-los
Se diversos cães encerram o percurso sem cometer faltas, o desempate é feito pela velocidade: o mais rápido é o vencedor.
Quem pode participar
Cães de qualquer raça, ou sem raça definida podem participar e as provas são dividas em 3 categorias de acordo com o porte do animal.
Os obstáculos
Rampas, passarelas, escadinhas, mesas, túneis, pneus compõe o cenário e um espetáculo muito apreciados em diversos países.
Cada obstáculo possui as especificações estritas que devem ser seguidas, por exemplo: os pneus devem ficar 80 cm de altura para cães grandes e 55 cm para cães médios e pequenos. O diâmetro a ser pulado deve ter no máximo 60 cm.


Comente artigo anterior | next article
here
ztpcfdsfq gcmzl hmsjlvh yibi dugytndntwmomro