Doenças de pele em cães

Publicado por Redação0

cachorro labradorQuem nunca viu um animal se coçando? Pois é, isso é muito comum. O surgimento das doenças de pele são ocasionadas por dois motivos principais: por infecção ou por uma reação alérgica.
As doenças de pele podem ser divididas em três grupos:

– Dermatites alérgicas

– Dermatites infecciosas

– Dermatites autoimunes

Quanto à dermatite alérgica, sua principal causa são picadas de insetos: carrapatos, pulgas e outros parasitas podem causar reações que se manifestam em lesões ou coceiras em seu animal.

Outro motivo que pode ocasionar lesões na pele, é a hipersensibilidade causada por algum alimento, que além de coceiras e irritações na pele, estimular a liberação de secreções que causam mau cheiro no animal.

Ainda assim podemos ter uma alergia com causa desconhecida. Esta é mais difícil de ser tratada, pois sendo uma alergia atópica, não conhecemos o motivo da reação, o que dificulta uma cura definitiva.

Além das dermatites alérgicas e atópicas, ainda temos as infecções por bactérias e fungos que podem causar lesões intensas se não tratada e as doenças de pele autoimunes, que são causadas por reações do próprio organismo (essas são de difícil tratamento e deve ser controlada durante toda a vida do animal).

Mas atenção! Uma mesma doença pode ter sintomas nos diferentes, cada animal reage de uma forma, na maioria dos casos, bons hábitos de higiene e uma alimentação adequada já são o bastante para prevenir doenças de pele.

Pois então, lembre-se de que é importante sempre levar seu animal para ser examinado por um especialista.

Junte-se a nós! Deixe seu email e receba novidades animais!
Placeholder Placeholder

Tags , , , ,

Comente |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(required)
(required)

A- A A+

Options

Layout type:

liquidfixed

Layout color: