Como evitar que o cachorro puxe a coleira

Publicado por Redação0

Ensinar ao seu cão a forma correta de caminhar, desde pequeno, é mais fácil do que corrigi-lo depois. Mesmo assim, sempre é possível treinar seu cão e mostrar a ele quem é o líder.

Veja abaixo algumas técnicas para ajudá-lo a treinar seu cão a caminhar sem puxar a coleira.

Método do burro e da cenoura

Comece a caminhar segurando um petisco com uma mão na frente do nariz do seu cão e permita, de vez em quando, que ele dê uma lambida no petisco, ou coma um pedacinho. Garanta essa recompensa a cada poucos metros de caminhada. Leve uma porção de ração com você para medir o desempenho de seu cão. Se sobrar ração quando voltar saberá que conseguiu ensinar seu cão e pode fazer um agrado ainda maior, dando o que sobrou para ele. Caso contrário, continue o treinamento nas próximas saídas.

Método da coleira solta

Você vai precisar de uma coleira de 1.8m de comprimento neste treinamento.
Lembre-se que para os cães o fato de sair de casa preso à coleira já é uma recompensa.     

Uma dica essencial é sempre parar quando o cachorro puxar a coleira, caso contrário você estará indicando que ele é o líder. Coloque a coleira e a guia no cão e fique parado em um só lugar. Depois, dê a ele coleira suficiente para caminhar cerca de um metros de você. Recompense-o cada vez que a coleira ficar solta. Este método será mais eficiente se você utilizar um marcador de recompensa, como “sim” ou um click.

Quando estiver pronto para começar a andar diga “vamos!” e caminhe alguns passos apenas.

É quase certo que seu cão vai começar a puxar assim que iniciar a caminhada. Nesse momento pare de andar. Espere até a coleira ficar folgada novamente, recompense e comece a andar de novo. Não puxe a coleira, embora essa seria sua resposta natural. Se achar difícil parar de puxar, coloque no bolso a mão que segura a coleira e fale com seu cão de forma firme. Os filhotes se distraem facilmente mas se você falar num tom de voz mais grave vai ajudá-lo a manter a atenção em você.
  
Seja qual for o método escolhido, lembre-se de brincar um pouco com seu cão antes de sair para que ele esteja menos ansioso. Mas não o deixe muito cansado pois senão ele poderá se desinteressar pela caminhada.

Quando você conseguir passear com seu cão e segurar ao mesmo tempo a coleira e um pote de água, poderá dizer que conseguiu ensinar seu cão a andar com a coleira solta.

Coleira solta não significa que o cão ficará solto na rua, mas sim que a coleira/guia estará frouxa, sem ser esticada e puxada pelo cão.

Boa sorte no seu treinamento. Deixe um comentário aqui sobre sua experiência.

 


 
 

 

Junte-se a nós! Deixe seu email e receba novidades animais!
Placeholder Placeholder

Tags , , , , , ,

Comente |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(required)
(required)

A- A A+

Options

Layout type:

liquidfixed

Layout color: